Nem me pergunte como isso foi acontecer, mas não tenho café!

Calma, está tudo bem. Há uma vendinha ao lado da porta de entrada do prédio onde moro. Estou salvo! Há café disponível a alguns passos de mim. Literalmente!

Cheguei lá e encontrei a dona organizando as coisas, como de costume. Ansioso, em busca da minha primeira dose do dia, fui logo perguntando se vendiam café e onde estava. Minto, em Portugal ainda há o bom costume de sempre dizermos bom dia ou boa tarde, antes de qualquer interação com alguém.

—Bom dia Julia. Vendem café aqui? Onde está?

A resposta veio direta e sem nenhuma cerimônia:

—Sim, mas só abrimos às nove…

Eram 8:45h e num primeiro momento pensei: Como é isso? Ela está abrindo mão de uma venda.

A porta da loja já estava destrancada e ela lá dentro arrumando as coisas. Era só parar por um minutinho e me atender. Mas este pensamento não durou um segundo sequer e não houve nem chance de ficar chateado como ela porque aquela atitude era exatamente algo que sempre recomendo para meus alunos.

Passo ali na frente todo dia e conheço bem a rotina dela. Um pouco antes das 9h ela está sempre organizando uma série de coisas para que os processos fiquem todos eficientes. Aquele tempo inicial dedicado a organização tem um propósito, encontrar e fazer as coisas com facilidade para agilizar as vendas.

Parando para me atender e vender “apenas um item”, ela teria deixado de preparar a loja para atender de forma eficiente outros clientes que chegariam alguns minutos depois.

Organizar é um investimento presente para trabalhar com muito mais eficiência no futuro. Mas lembre-se, Organização Inteligente não significa colocar tudo em caixinhas bonitinhas. Isso tem outro nome, chama-se embelezar.

Organização tem que servir um propósito. Caso contrário é pura perda de tempo.